top of page

Valências Sociais

Ao Serviço da Comunidade de São José

CATL’s - Centro de Atividades de Tempos Livres

Os Centros de Atividades de Tempos Livres – Criança e Jovem – foram fundados pela necessidade de se dar continuidade ao apoio prestado após a frequência nas valências Creche e Jardim de Infância Castelinho Encantado. Com a lotação do Jardim de Infância, fez-se necessária a dinamização de novas respostas, de modo a apoiar o percurso desenvolvimental da população infantil da freguesia de São José. Os serviços funcionam das 15h30 às 18h30 (9h00-18h30 em tempo não lectivo), na Rua António Manuel Vasconcelos, em Ponta Delgada. Acolhemos crianças/jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos de idade.
Com estas valências pretendemos apoiar as crianças e jovens, no sentido de promover o seu bem-estar, além de colaborar com a respectiva família e atentar ao despiste precoce de situações desfavoráveis ao bom desenvolvimento da criança/jovem.
A programação diária inclui: O acolhimento; o acompanhamento no lanche das crianças; o apoio nos deveres escolares e a realização de atividades orientadas e de escolha livre.

Centro de Convívio de Idosos

O Centro de Convívio de Idosos, inaugurado a 13 de Outubro de 1981, localiza-se na sede da instituição. Destina-se à população sénior e pretende promover o envelhecimento ativo através da dinamização de atividades sócios recreativas e culturais, prevenção do isolamento social, incentivo da participação ativa e fomento das relações interpessoais e intergeracionais. Prestamos apoio aos nossos utentes desde as 13h30 às 17h30, sendo-lhes servido um lanche às 16h00, com ementa específica para cada dia da semana, de forma a proporcionar uma alimentação equilibrada. Perante o interesse em integrar o centro de convívio, é proporcionado ao sénior a possibilidade de experimentar os serviços, e uma vez verificada a sua adaptação, procede-se ao preenchimento da ficha de inscrição e à aplicação do instrumento de despiste cognitivo MMSE (Folstein, 1975).

Creche Casinha Mágica

A Creche Casinha Mágica abriu ao público em Abril de 2008, com o objetivo de estimular o desenvolvimento global da criança, privilegiando a sua segurança, bem-estar e respeito pelas suas características individuais. Aqui, prestamos um serviço mais exclusivo e particular, num espaço acolhedor, equipado para receber unicamente 4 bebés e 14 crianças com idades compreendidas entre 1 e 2 anos. Esta valência, com um conceito diferenciador, procura dar igualmente resposta à lista de espera do Castelinho Encantado.

Creche e Jardim de Infância Castelinho Encantado

Nos primórdios da atividade da nossa instituição foi fundado o Centro de Assistência Paroquial de São José, constituído nessa altura, por um Jardim de Infância, que pretendia apoiar os paroquianos da freguesia, disponibilizando o apoio às suas necessidades, através da ação voluntária das Irmãs da paróquia. Mais tarde, as valências Creche e Jardim de Infância Castelinho Encantado foram inauguradas, a 19 de Março de 2000, com o carácter social de dar resposta às necessidades das famílias mais desfavorecidas, bem como à população geral da freguesia de São José. Trata-se de um edifício único, de um piso, sito na rua Professor Mota Vieira em Ponta Delgada, concebido para receber 85 crianças, das quais 35 na creche e 50 no jardim-de-infância.

Plano São Lucas

O Plano São Lucas nasceu no dia 18 de Outubro de 2011, através de uma parceria entre o Centro Paroquial de Bem Estar Social de São José (CPBESSJ); a Conferência Vicentina; o Instituto do Bom Pastor; a Junta de Freguesia de São José e um grupo de pessoas voluntárias. Este projeto visa dar resposta às necessidades da população carenciada da Paróquia de São José e procura ir ao encontro das necessidades de crianças, famílias e população sénior, aproximando-as dos apoios de que realmente necessitam. Para mais informações sobre o Projeto contatar o  o tel: 296629295.
Desde projeto surgiram outras oportunidades de parcerias locais que culminaram na implementação do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (PO APMC), que pretende ser um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal.

Terra Pão

Dinamizamos uma horta social, através da limpeza, cultivo e produção de um terreno. Proporcionamos a oportunidade dos beneficiários aplicarem conhecimentos na área da jardinagem e agricultura, ao mesmo tempo que se promove as relações interpessoais e intergeracionais entre as demais pessoas envolvidas no cultivo de alimentos.

Unidade de Saúde Mental Vila Azálea

Quando esta valência em questão foi composta, era designada Desinstitucionalização, uma vez que acolhia mulheres encaminhadas da Casa de Saúde de N. Senhora da Conceição-IHSCJ que necessitavam de apoio no sentido de se reintegrarem na sociedade.
Mais tarde, em 1999, esta valência reabriu com um novo nome – Unidade de Vida Apoiada Vila Azálea (UVAP-VA), com os objetivos de promover a integração das utentes na sociedade, potenciar a sua autonomia e reabilitação psicossocial e diminuir o risco de recaída psicológica e reinternamento psiquiátrico. Trata-se de uma resposta social no âmbito da saúde mental, direcionada a mulheres com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos de idade, com experiência de doença mental grave, com incapacidade psicossocial.
Para a integração de uma nova utente na UVAP – VA, é necessário uma entrevista de avaliação diagnóstica inicial, acompanhada do preenchimento de uma ficha de inscrição e entrega de uma declaração do médico psiquiatra.

bottom of page