A Nossa História
Ao Serviço da Comunidade de São José
Ambicionamos contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, ao ter como referência os valores da igreja cristã, religião enraizada na história da instituição e no quotidiano dos seus paroquianos.
Desde a nossa fundação, em 1957, quatro séculos após a dignificação da Igreja de São José, que prestamos apoio psicossocial e humanitário à população, tendo como base princípios como educação, socialização, integração, cultura, ocupação, saúde e bem-estar.
Nos primórdios foi fundado o Centro de Assistência Paroquial de São José, constituído nessa altura, por um Jardim de Infância, que pretendia apoiar os paroquianos da freguesia, disponibilizando o apoio às suas necessidades, através da ação voluntária das Irmãs da paróquia. Para tal, eram asseguradas seis secções de apoio aos cidadãos, nomeadamente: assistência materno-infantil, assistência a menores em idade escolar, assistência a menores adolescentes, assistência a inválidos ou maiores indigentes sem meio familiar, assistência médico-familiar e assistência à família.
Mais tarde, e com a alteração dos estatutos – cuja data se desconhece – a instituição recebeu a designação de Centro Paroquial de Bem Estar Social de São José (CPBESSJ), instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos.
Desde então, a intervenção do CPBESSJ tem sido aprimorada e adaptada à realidade da paróquia, surgindo novas valências na instituição, seis nos dias que correm: Centro de Convívio de Idosos (1981), CATL - Criança, (1990), Desinstitucionalização (1995) – que culminou na inauguração da Unidade de Vida Apoiada Vila Azálea (2000), CATL – Jovem (1997), Creche e Jardim de Infância Castelinho Encantado (2000) e Creche Casinha Mágica (2008).